terça-feira, 15 de junho de 2010

ONDE A GORDURA TRANS ESTÁ ESCONDIDA?

Uma das maiores vilãs da nossa saúde é a gordura trans, responsável por aumentar a quantidade de colesterol “ruim” (LDL) no nosso sangue. O excesso deste tipo de colesterol pode causar a ateriosclerose, uma doença crônica caracterizada pela formação de placas gordurosas que causam obstruções progressivas dos vasos sanguíneos, contribuindo para complicações cardiovasculares mais sérias, como infarto e derrame.

A quantidade de produtos industrializados que contém este tipo de gordura é bem grande. Por isso, você deve estar atento aos rótulos. De acordo com a determinação da Anvisa, os fabricantes só precisarão exibir o teor de gordura trans se ultrapassar 0,2 grama. Isso significa que em muitos produtos ela está “escondida”. A dica para fugir deste tipo de gordura é observar se há gordura vegetal hidrogenada ou margarina os ingredientes.

Para facilitar a sua busca por esta inimiga, confira algumas dicas:

- Algumas gorduras animais, como as do leite e da carne vermelha, têm gordura trans “natural”. O único leite seguro é o desnatado e a carne boa é a magra. Para os derivados de leite, a orientação é a mesma: Procurar os que tenham menor teor de gordura.

- Procure produtos industrializados sem gordura vegetal hidrogenada nos ingredientes. São eles: Biscoitos, chocolates, misturas para bolo, sorvetes, pães de queijo, alguns salgadinhos, pipocas para microondas e bolos prontos.

- Cuidado com os produtos artesanais das padarias e supermercados. Eles não possuem informação nutricional e, geralmente, são feitos com gordura vegetal hidrogenada ou margarina. Pães de fôrma, brioches, croissants, bolos, bisnaguinha, biscoitos, massas folhadas, tortas, amanteigados, empadas, brownies, sorvetes, chantillys, doces recheados, enfim, todas estas delícias de padaria merecem a sua atenção.

- Algumas estrelas das redes de fast food merecem cuidado redobrado: Batatinhas e nuggets ainda são fritos em gordura vegetal hidronegenada e ricos em gordura trans. Cuidado também com salgados de botecos, onde tudo é frito na mesma gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário