Nutrição e Ciência
Deise Regina Baptista Mendonça - 15/04/2006 19:56
Membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes
Conselheiro ou educador nutricional é a descrição do profissional de saúde, envolvido na educação ou aconselhamento de informações relacionados à nutrição e/ou aspectos que levam à aderência de um novo comportamento alimentar.
A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo ao bem-estar geral do indivíduo.
A educação ou aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. O resultado desse processo é a mudança de comportamento e não somente a melhora do conhecimento sobre nutrição.
A mudança desejada de um comportamento deve ser específica às necessidades e à situação de cada indivíduo. O paciente deve reconhecer que existe o problema e que existe de fato o desejo de mudá-lo. Sem esse desejo interno de cada indivíduo, todo o trabalho de educação é inútil.
O conselheiro nutricional á apenas o facilitador das mudanças de comportamento. Ele dá apoio emocional, auxilia na identificação de problemas nutricionais e de estilo de vida, sugere comportamentos a serem modificados e facilita a compreensão e o controle do cliente.
As necessidades psicológicas exercem mais influência nos hábitos alimentares do que a lógica. Fornecer informações, prover materiais educativos e citar estatísticas e pesquisas científicas não conduz necessariamente a mudanças de comportamento. O principal é aprender a atender o cliente e seus problemas, a ponto de conhecer os obstáculos que ele enfrenta quando tenta alcançar seus objetivos no plano alimentar.
A interação, o respeito mútuo, dividido entre o cliente e o conselheiro, é tão terapêutica quanto às informações impressas no papel. O educador nutricional deve dar poder ao cliente. Dar poder é aumentar a capacidade de definir, analisar e agir sobre seus próprios problemas de alimentação. Dar poder enfatiza a responsabilidade do cliente na causa do problema e a sua responsabilidade de adquirir competência para resolvê-lo.
Possuir poder não é meramente comportamental, no sentido de que as pessoas começam a ter “bons” comportamentos (como selecionar alimentos ricos em fibras) ao invés de “maus” (como ingerir excesso de gordura). é cognitivo. Os educadores nutricionais modernos ajudam os seus clientes com estratégias para lidar com problemas, novos comportamentos e novas maneiras de pensar. O papel do educador é facilitar o processo pelo qual o cliente identifica mais claramente onde ele está, onde quer estar e o que precisa aprender para chegar lá; ajudar o indivíduo a identificar os prós e os contras das várias opções.
Estilos de Aconselhamento Nutricional: Tradicional e Moderno
Tradicional
baseado no conteúdo
direcionado ao objetivo. Orientado estritamente à dieta
trabalha com comportamentos
fornece lista de “permitidos” ou “proibidos”, “faça” e “não faça”
tempo limitado para treinar e acompanhar o desempenho
relacionamento limitado entre o conselheiro e o cliente
o educador é autoritário
o cliente é dependente
endereça déficits de cognitivos. Melhora de conhecimentos e habilidades
o acompanhamento é limitado
menos oportunidade para medir a aderência
sucesso medido objetivamente (conhecimento, mudança de comportamento ou parâmetro de saúde)
menor cooperação interdisciplinar.
Moderno
baseado no processo (série contínua de eventos interdependentes)
direcionado ao relacionamento. Explora assuntos pessoais
trabalha com pensamentos, sentimentos e comportamentos
encoraja escolhas entre as opções
dá motivação e faz elogios
o conselheiro e o cliente desenvolvem um relacionamento mais próximo
o conselheiro e o cliente são parceiros
promove a independência do cliente
endereça motivação, negação e resistência. Resolução de assuntos e barreiras que impedem uma pessoa de fazer escolhas saudáveis
o acompanhamento é aberto, mais longo
pode medir aderência e fazer ajustes
sucesso medido subjetivamente (felicidade, mudança de humor, movimentos, relacionamentos)
enfatiza a abordagem de equipe multidisciplinar
Reeducação Alimentar
é o método mais saudável, sensato e seguro que existe para perder e manter peso, bem como a nutrição corporal;
Não há sofrimento nem fome;
Nada é proibido, mas tudo é quantificado;
No caso de abusos gastronômicos, existem compensações práticas;
Esse programa não dura uma semana, nem um mês, mas a vida toda;
Tem Como Objetivo:
Comprometimento;
Disciplina;
Motivação;
Calma e persistência.
Soluções Propostas:
Criação de hábitos individuais e familiares mais saudáveis;
Fazer negociações em família, de acordo com as opções;
Ler e buscar mais conhecimento sobre nutrição;
Praticar na família e no ambiente social “o jogo de cintura” para adequar os cardápios às suas necessidades;
Diminuir o sal, açúcar e gordura fazendo substituições mais light;
Estimular atividade física familiar e individual, sempre!
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