sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Importância da Educação Nutricional

Nutrição e Ciência

Deise Regina Baptista Mendonça - 15/04/2006 19:56
Membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes

Conselheiro ou educador nutricional é a descrição do profissional de saúde, envolvido na educação ou aconselhamento de informações relacionados à nutrição e/ou aspectos que levam à aderência de um novo comportamento alimentar.

A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo ao bem-estar geral do indivíduo.

A educação ou aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. O resultado desse processo é a mudança de comportamento e não somente a melhora do conhecimento sobre nutrição.

A mudança desejada de um comportamento deve ser específica às necessidades e à situação de cada indivíduo. O paciente deve reconhecer que existe o problema e que existe de fato o desejo de mudá-lo. Sem esse desejo interno de cada indivíduo, todo o trabalho de educação é inútil.

O conselheiro nutricional á apenas o facilitador das mudanças de comportamento. Ele dá apoio emocional, auxilia na identificação de problemas nutricionais e de estilo de vida, sugere comportamentos a serem modificados e facilita a compreensão e o controle do cliente.

As necessidades psicológicas exercem mais influência nos hábitos alimentares do que a lógica. Fornecer informações, prover materiais educativos e citar estatísticas e pesquisas científicas não conduz necessariamente a mudanças de comportamento. O principal é aprender a atender o cliente e seus problemas, a ponto de conhecer os obstáculos que ele enfrenta quando tenta alcançar seus objetivos no plano alimentar.

A interação, o respeito mútuo, dividido entre o cliente e o conselheiro, é tão terapêutica quanto às informações impressas no papel. O educador nutricional deve dar poder ao cliente. Dar poder é aumentar a capacidade de definir, analisar e agir sobre seus próprios problemas de alimentação. Dar poder enfatiza a responsabilidade do cliente na causa do problema e a sua responsabilidade de adquirir competência para resolvê-lo.

Possuir poder não é meramente comportamental, no sentido de que as pessoas começam a ter “bons” comportamentos (como selecionar alimentos ricos em fibras) ao invés de “maus” (como ingerir excesso de gordura). é cognitivo. Os educadores nutricionais modernos ajudam os seus clientes com estratégias para lidar com problemas, novos comportamentos e novas maneiras de pensar. O papel do educador é facilitar o processo pelo qual o cliente identifica mais claramente onde ele está, onde quer estar e o que precisa aprender para chegar lá; ajudar o indivíduo a identificar os prós e os contras das várias opções.

Estilos de Aconselhamento Nutricional: Tradicional e Moderno

Tradicional

  • baseado no conteúdo

  • direcionado ao objetivo. Orientado estritamente à dieta

  • trabalha com comportamentos

  • fornece lista de “permitidos” ou “proibidos”, “faça” e “não faça”

  • tempo limitado para treinar e acompanhar o desempenho

  • relacionamento limitado entre o conselheiro e o cliente

  • o educador é autoritário

  • o cliente é dependente

  • endereça déficits de cognitivos. Melhora de conhecimentos e habilidades

  • o acompanhamento é limitado

  • menos oportunidade para medir a aderência

  • sucesso medido objetivamente (conhecimento, mudança de comportamento ou parâmetro de saúde)

  • menor cooperação interdisciplinar.

Moderno

  • baseado no processo (série contínua de eventos interdependentes)

  • direcionado ao relacionamento. Explora assuntos pessoais

  • trabalha com pensamentos, sentimentos e comportamentos

  • encoraja escolhas entre as opções

  • dá motivação e faz elogios

  • o conselheiro e o cliente desenvolvem um relacionamento mais próximo

  • o conselheiro e o cliente são parceiros

  • promove a independência do cliente

  • endereça motivação, negação e resistência. Resolução de assuntos e barreiras que impedem uma pessoa de fazer escolhas saudáveis

  • o acompanhamento é aberto, mais longo

  • pode medir aderência e fazer ajustes

  • sucesso medido subjetivamente (felicidade, mudança de humor, movimentos, relacionamentos)

  • enfatiza a abordagem de equipe multidisciplinar

Reeducação Alimentar

  • é o método mais saudável, sensato e seguro que existe para perder e manter peso, bem como a nutrição corporal;

  • Não há sofrimento nem fome;

  • Nada é proibido, mas tudo é quantificado;

  • No caso de abusos gastronômicos, existem compensações práticas;

  • Esse programa não dura uma semana, nem um mês, mas a vida toda;

Tem Como Objetivo:

  • Comprometimento;

  • Disciplina;

  • Motivação;

  • Calma e persistência.


Soluções Propostas:

  • Criação de hábitos individuais e familiares mais saudáveis;

  • Fazer negociações em família, de acordo com as opções;

  • Ler e buscar mais conhecimento sobre nutrição;

  • Praticar na família e no ambiente social “o jogo de cintura” para adequar os cardápios às suas necessidades;

  • Diminuir o sal, açúcar e gordura fazendo substituições mais light;

  • Estimular atividade física familiar e individual, sempre!

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