segunda-feira, 12 de julho de 2010

modelo tamanho GG

Desfiles apresentam coleções para o lucrativo mercado de roupas grandes.

As mulheres gordinhas estão impulsionando o mercado brasileiro de confecção. Estampas de oncinha, blusas com mangas largas, vestidos xadrezes e calça jeans de cintura alta devem atrair o chamado "público tamanho GG" nas estações mais frias do ano. De acordo com lojistas do Mega Polo Moda, onde acontecem os desfiles da coleção outono-inverno, as vendas desse perfil de roupa deverão crescer entre 20% e 50% neste ano em relação a 2008.

No Brasil, a proporção de adultos com índice de massa corporal superior a 25 (portanto, acima do peso) é de 50,5%. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País ocupa o 88º lugar entre os mais obesos do mundo. Apesar da forte demanda, é raro encontrar opções com tamanhos grandes nas vitrines brasileiras. No Mega Polo, por exemplo, das 400 lojas existentes, apenas 12 são especializadas nesse nicho.

De acordo com a gerente da Contemporanya, loja especializada em tamanhos grandes, Maria Luiza Renato, o setor poderia crescer acima das expectativas, mas faltam profissionais qualificados no mercado. "Quem está acima do peso também quer ser fashion, mas não existem estilistas especializados no segmento. Por isso, temos tanta dificuldade em criar coisas novas."

A expectativa é de que as vendas aumentem 20% neste ano em relação a 2008, com uma carteira de 2 mil clientes. Os números das roupas vão do 46 ao 60. A aposta é em peças com estampas de bichos e no estilo indiano.

Segundo a gerente da Maria Giovana, Abigail de Jesus, as vendas de roupas tamanho GG representam cerca de 90% dos negócios da loja atacadista. "Hoje em dia as adolescentes são mais gordinhas mesmo, não tem jeito", justifica. Para disfarçar as gordurinhas, a dica é usar vestidos na altura dos joelhos, destacando a região do colo com decotes e cores vivas. Nos dois primeiros meses do ano em relação a igual período de 2008, as vendas aumentaram 50%.

Já na Girraz, as vendas de roupas tamanho grande para mulheres representa 40% do faturamento. De acordo com o proprietário Jamal Akl, a coleção de inverno foi inspirada nos anos 1980, com mangas largas, no estilo morcego.

Durante os desfiles, destaque para cinco top models fora do padrão. Usando roupas tamanho GG, elas brilharam nas passarelas. Nem a presença da modelo e apresentadora Ana Hickmann tirou o charme das mulheres um pouco acima do peso. E ela já fez parte do time. Apesar de esbelta hoje em dia, aos 13 anos, Ana pesava 78 quilos e usava manequim 48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário